Como organizar os brinquedos?
Manter os brinquedos no lugar pode ser uma tarefa difícil. Quem tem crianças em casa entende que a bagunça na hora de brincar é inevitável mas necessária, já que faz parte do desenvolvimento e do aprendizado das crianças.
Mas como podemos organizar os brinquedos de forma prática e ensinar as crianças o hábito da organização? Confira as nossas dicas para facilitar essa tarefa!
1. Escolha dos Brinquedos
Antes de qualquer coisa é importante separar os brinquedos que se devem doar , jogar fora e aqueles que vão ficar. Esse passo é importante para abrir espaço e entender melhor o que realmente as crianças estão utilizando ou não. É importante também incluir as crianças nesse processo para elas adquirirem essa autonomia no futuro.
2. Categorização dos Brinquedos
Frequência de uso: Manter os brinquedos mais usados em locais acessíveis facilita a organização. Seja na sala ou no quarto, é mais fácil organizar um cantinho com aquela seleção de brinquedos que as crianças preferem.
Tamanho ou tipo: Separe os brinquedos em categorias como pelúcias, bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiro, etc. ou por tamanho ( saber a dimensão dos brinquedos é importante na hora de escolher onde armazená-los).
3. Prateleiras e Estantes
Nichos e prateleiras baixas
permitem que as crianças possam alcançar os brinquedos e guardá-los sozinhas.
Nichos e prateleiras altas
Ideais para aproveitar o espaço vertical e para guardar os brinquedos que são menos usados.
4. Contêineres e Caixas
Caixas ou gavetas de plástico transparentes: São ótimas para que as crianças possam ver o que está dentro rapidamente sem necessidade de abrir todas as caixas ou gavetas.
Cestos suspensos ou organizadores de porta: Utilizam o espaço vertical e são perfeitos para brinquedos menores.
Caixas empilháveis com rodinhas: São práticas porque podem ser movidas facilmente.
Cestos de tecido: Ideais para quartos infantis com decoração mais suave ou natural ou para outras áreas da casa.
Baús ou cofres de Brinquedos: Decorativos e ótimos para armazenar uma grande quantidade de brinquedos.
Caixas com divisórias Internas: Ajudam a manter diferentes tipos de brinquedos separados
5. Rotina de organização
Criar o hábito da organização é importante para poder manter o espaço arrumado. Incentivar a criança a guardar os brinquedos após a brincadeira é o primeiro passo. Podemos auxiliar a organização por categorias utilizando rótulos nas caixas ou estantes com imagens, cores ou texto.